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 Tutorial Stalker/Desordeiros

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Nasgar
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MensagemAssunto: Tutorial Stalker/Desordeiros   9/4/2010, 07:26

Guia de Stalkers/Desordeiros

1. Introdução do Guia
1.1. Introdução - Stalkers

2. Habilidades de Stalkers
2.1. Full Strip/Divest All
2.2. Preserve
2.3. Counter Instinct/Reject Sword
2.4. Stealth/Chase Walk
2.5. Bônus de Atributos

3. Tipos de Stalkers
3.1. PvM
3.1.1. Dagger Stalkers
3.1.2. Bow Stalkers
3.2 PvP/WoE
3.2.1. Dagger Stalkers
3.2.2. Bow Stalkers - Rajada de Flechas
3.2.3. Bow Stalkers - Preserve
3.3. Stalkers Híbridos
3.4. Int Stalkers

4. F.A.Q.
5. Conclusão






1. Introdução do Guia

Visto que ainda são poucos os guias sobre Stalkers encontrados por aqui
(ou quase nenhum), fiz esse guia com o objetivo de
mostrar o que são os Stalkers/Desordeiros, esclarecer as principais
dúvidas que giram em torno dessa classe, debater as mais
diversas estratégias ingame, etc.
Neste guia você não encontrará builds prontas, passo-a-passo de como se
tornar um (fala sério, é o mesmo passo para todas as
classes), aonde upar, quais skills copiar etc... Pesquisando no fórum
você encontra tudo isso e um pouco mais.
Não hesitarei em utilizar termos e nomes em inglês, portanto, se eu me
lembrar de algo que já está traduzido, colocarei o
mesmo entre parêntesis.
Todo o guia foi feito por mim (Capone~*) baseando-me em informações de
fóruns internacionais e pela minha própria
experiência
como Stalker em outros servers, sendo que o guia está aberto para
críticas e sugestões, a fim de que façamos um guia bem
elaborado, juntando informações e experiências de vários jogadores.

1.1. Introdução - Stalkers

Afinal, o que são os Stalkers?
Bom, para quem não sabe, Stalker/Desordeiro é a transclasse de
Rogue/Arruaceiro. Após virar level 99 como Rogue, você
renasce, upa como Aprendiz e Gatuno novamente e depois se torna um
Stalker.
Além de tudo, é a classe mais desordeira do jogo! =P
E é exatamente isso. A principal função do Stalker é atazanar o
adversário, fazer bagunça, atrapalhar... e divertir-se claro.
Não que um Stalker não possa causar altos danos, não, porém não é seu
forte. Ser Stalker é ser versátil nas mais diversas
situações, sendo de arco, sendo de adaga, sendo de espada, etc.
É uma classe misteriosa, ao se aproximar de um, você não sabe o que ele
fará. Você até sabe que ele pode remover seus
equipamentos de uma só vez, porém não sabe o que ele fará antes ou
depois. Ele tem os fatores 'surpresa' e 'improviso' como
aliados. Está cansado da rotina? Cansado de usar a mesma skill pra tudo?
Você gosta de ser imprevisível e de se divertir?
Então.... go go go stalker!

2. Habilidades de Stalkers

Segue abaixo as habilidades de Stalkers, com um breve comentário sobre o
que ela faz.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] 2.1. Full
Strip/Divest All
Level Max: 5
SP: 30/40 *
Requisitos: Lv.5 em todos os Strips (Remover Capacete, Remover Arma,
Remover Armadura e Remover Escudo)

Tem a habilidade de remover o Capacete, Escudo, Armadura e Arma de uma
só vez, com as chances baseadas na seguinte fórmula:

[(Sua dex - Dex Adversário)/5] + [2*Lv.da Skill + 5]

Ou seja, mesmo que a destreza do adversário seja maior que a sua, sempre
haverá uma chance mínima de acerto. Além disso, a
única forma de você obter 100% de chance, seria tendo uma diferença de
425 de Destreza entre você e o adversário, o que é
impossível.
A habilidade é ativada instantaneamente (sem cast time) com delay de 1
segundo.
Pode não ser a mais importante em certas builds, mas é a principal
habilidade dos Stalkers.
Com certeza uma das mais temidas no jogo, por retirar 4 equipamentos de
uma só vez, sendo somente bloqueada pelas habilidades
de revestimento dos Alquimistas/Creators.
Essa skill é diretamente afetada pela sua Dex e a Dex do adversário.
Logo, quanto maior for a diferença de Dex entre vocês
dois, maior a chance de Strip. Lembrando que bônus de dex não
influenciam nessa habilidade.
Vale ressaltar que Full Strip desabilita o slot por inteiro, e não
somente a arma (por exemplo, se você está com uma Sword e
é stripado, não poderá usar outra arma sob o efeito do strip).
Não se tem muita informação confiável sobre a duração do strip, portanto
não vou comentar sobre isso para não fornecer
informações erradas.
Ao contrário do que muitos pensam, essa skill não é somente voltada para
o PvP, mas no PvM se mostra com grande utilidade,
reduzindo a defesa do monstro adversário.

*Algumas DBs fornecem o valor como sendo 30, outras fornecem 40, vamos
aguardar e ver quanto consumirá de acordo com as
atualizações que virão.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] 2.2.
Preserve
Imagem
Level Max: 1
SP: 30/40 *
Requisito: Plagio Lv.10
Duração: 10 minutos.
Cast Time: 1 segundo **

Com essa habilidade ativada, o Stalker poderá manter uma skill plagiada
por 10 min sem perdê-la, mesmo recebendo dano de
outras habilidades.
É também uma das mais importantes habilidades dos Stalkers. É a
habilidade que faz o plágio valer a pena, uma vez que você
terá o controle absoluto nas habilidades copiadas, podendo permanecer
com elas por 10 minutos. Com ela, você poderá por
exemplo passar uma WoE inteira com apenas uma habilidade, sem medo de
perdê-la (ativando Preserve a cada 10 minutos).
Essa habilidade funciona como uma chave, podendo ser ativada ou
desativada quando quiser.
É importante ressaltar: ainda não se sabe se poderá copiar skills de
transclasses. Lembrando que se for possível, as
possibilidades de estratégias aumentam significativamente. Estamos no
aguardo.

* Algumas DBs fornecem o valor como sendo 30, outras fornecem 40, vamos
aguardar e ver quanto consumirá.
** Também poderá sofrer alterações. Pelo visto, o cast time irá variar
de acordo com sua destreza.


Imagem 2.3. Counter Instinct/Reject Sword
Imagem
Level Máx: 5
Requisitos: Remover Arma Lv.1

Funciona somente contra inimigos que estejam usando Espadas. Defende um
ataque vindo de um inimigo e recebe apenas metade do
dano. O level da habilidade influencia na chance de bloqueio. Quando
ativado e estiver lutando contra monstros, a habilidade
vai refletir o dano bloqueado pelo Stalker de volta para o monstro.

Level | Chance de refletir | SP*
1 - 15% - 10
2 - 30% - 15
3 - 45% - 20
4 - 60% - 25
5 - 75% - 30


Muitos jogadores relataram que a habilidade não é tão útil quanto
parece, mas por experiência própria,
em algumas ocasiões
ela quebra o galho e pode te salvar. Com certeza vai ser uma boa opção
contra melee classes. Geralmente, essa habilidade fica
pro final da build, sendo que as outras são mais importantes e devem ser
colocadas primeiro.
Considerando que Sword Mastery funciona com Daggers e Swords, danos de
daggers também serão refletidos, exceto provindo de
skills. Ainda há muitas questões envolvendo essa skill, por exemplo se
ela devolverá o dano de Sacrifice dos Paladins entre
outras coisas.
Vale ressaltar que ele reflect/bloqueia apenas 3 golpes.

* Também sujeito a alterações no consumo.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] 2.4.
Stealth/Chase Walk
Imagem
Level Máx: 5
Requisitos: Esconderijo Lv.5, Túnel de Fuga Lv.3

Permite o jogador se mover enquanto está escondido. Qualquer habilidade
que detecta como Revelação ou Chamas Reveladoras não
poderão detectá-lo. Após 10 segundos da ativação da habilidade, ela
passa a consumir regularmente o SP. Aumentando o nível da
habilidade fará com que a Força aumente por 30 segundos. Pode ser usado
em WoE, porém consumirá 5 vezes mais de SP.

LV | Velocidade de Andar | Bonus de Força | SP Consumido por Seg
1 - 70 - 1 - 22 / 10s
2 - 75 - 2 - 25 / 10s
3 - 80 - 4 - 28 / 10s
4 - 85 - 8 - 31 / 10s
5 - 90 - 16 - 34 / 10s

Com certeza, senão a melhor, a mais divertida habilidade de Stalker, por
não ser revelado por ninguém. Porém faltou um
detalhe na descrição: você será revelado se estiver perto de uma
habilidade que cause dano em área. Ou seja, Nevasca, Crux
Magnum, Impacto Explosivo etc. te revelarão e ainda causarão dano em
você. Em detrimento a isso, basta usar Túnel de Fuga
para escapar dos danos em área.
Outra coisa, essa habilidade deixa pegadas no chão que desaparecem com o
tempo, e com essa habilidade ativa, é possível
utilizar itens como pots e pegar loot do chão.
Tem que saber utilizá-la nos momentos certos, pois ela consome MUITO SP,
mas que pode te salvar em centenas de situações.
Em PvM, alguns monstros poderão vê-lo. Pelo que me lembro, creio que são
monstros do tipo inseto e demônio.
Também não se sabe se esse bônus de Força é real, pois poderá sofrer
alterações.

2.5. Bônus de Atributos

Job 40
For: 4 / Agi: 6 / Vit: 2 / Int: 1 / Dex: 7 / Luk: 4
Job 50
For: 6 / Agi: 8 / Vit: 3 / Int: 2 / Dex: 8 / Luk: 5
Job 60
For: 7 / Agi: 9 / Vit: 3 / Int: 3 / Dex: 11 / Luk: 6
Job 70
For: 9 / Agi: 11 / Vit: 4 / Int: 3 / Dex: 12 / Luk: 6


3. Tipos de Stalkers

Nesta parte do guia, dividirei entre Stalkers voltados para PvM e
PvP/WoE, suas principais vantagens e desvantagens,
sugestões de equipamentos entre outros detalhes. Nada de builds, mesmo
porque, Stalkers possuem uma infinidade de builds
diferentes, que se adequam ao seu tipo, equipamentos e funções.

3.1. Stalker para PvM

Gank Rogues eram muito utilizados para gerar mais dinheiro, uma vez que
podiam dobrar o loot enquanto upavam. Stalkers não
são diferentes, porém com a vantagem de terem bônus maiores em seus
atributos, e mais 30% e HP/SP. Esquiva e precisão também
são boas qualidades.
Mas será que só isso é o suficiente para fazer um Stalker voltado para
PvM?
Agora podemos contar com mais 3 habilidades que se tornarão muito úteis o
tempo todo. Com Preserve poderemos upar
tranquilamente, sem medo de perder a habilidade plagiada (por exemplo
Combo Triplo ou Impacto de Tyr). Temos também o
brilhante bônus de Força provindo de Chase Walk, permitindo alcançar
níveis incríveis de danos no ataque duplo e combo
triplo. E por último, podemos nos defender e refletir danos dos monstros
com a habilidade Counter Instinct.
Infelizmente, Stalkers voltados para PvM são pouco versáteis no PvP/WoE.
Veremos mais adiante alguns pontos sobre Stalkers
Híbridos, que possuem seus atributos modulados e equilibrados de forma a
cumprir bem essas duas funções.
Por ora, vamos ver um pouco sobre Daggers e Bow Stalkers para PvM.
Como alguns sabem (quem não sabia, ja sabe agora xD), Stalkers também
podem equipar Arcos e Flechas. Vamos dividir nesses
dois tipos e debater um pouco sobre suas vantagens e desvantagens.

3.1.1. PvM - Dagger Stalkers

O mais conhecido, com grande funcionalidade no PvM justamente por fazer
bom uso do Gank, dobrando seu loot e se tornando
definitivamente um char para PvM.
Sua grande característica é a alta velocidade de ataque, combinada com
Ataque Duplo e até mesmo Combo Triplo. Um bom Dagger
deverá ter então um bom set de adagas, elementais e raciais, com
objetivo de causar a maior quantia de dano no menor tempo
possível. Com buffs e pots, sua velocidade de ataque pode alcançar
níveis como 185 ou até mais, além da alta esquiva,
permitindo upar em quase toda Rune Midgard.
Faz-se uso também das skills de rogue como Backstab (Apunhalar), que
graças ao bônus concedido pelo Chase Walk, causará altas
quantias de danos, tornando-se uma das principais skills de ataque.
Snatch (Rapto) e Sightless Raid (Ataque Surpresa)
continuarão sendo boas opções em diversas situações envolvendo mobs.

Equipamentos
Basicamente são os mesmos equipamentos para Gank/Dagger Rogues, sempre
focando For, Agi e Dex.
Foque sempre em cartas de redução de dano, adagas elementais ou raciais,
e todo o blablabla que todo mundo ja sabe.

Cabeça
AoA, Faixa de Fantasma, Asas de Anjo, etc.

Armas
Gladius[3] - Anaconda, Caramelo, Lobo do Deserto, Vadon, Deviace,
Drainliar, Goblin, Kaho, Mandrágora, Ovo de PecoPeco,
Minorous, Poring Noel, Rei Escorpião, Strouf, etc.
Damascus Elementais

Equipamentos
Broquel[1] - Ovo de Andre, Pé-Grande, Besouro-Chifre, Guerreiro Orc,
Khalitzburg, Medusa, Soldado Andre, Ovo de
Besouro-Ladrão, etc.
Cota de Malha[1] - PecoPeco, Pupa, Picky, Sapo de Rodda, Besouro Ladrão,
etc.
Manteau[1]/Sobrepeliz[1] - Raydric, Sussurro...
Botas[1]/Sapatos[1] - Matyr, ChonChon, Verit, Besouro-Ladrão Macho, etc.

Acessórios
Anel[1]/Broche[1]/Luva[1] - Zerom, Yoyo, Kukre, Louva-a-Deus.

Atributos
Sempre calcule os bônus da sua build, de forma a não desperdiçar nenhum
ponto. Nunca esqueça de contar com os equipamentos
que irá usar. Maximize Força e Agilidade para obter muito dano em pouco
tempo, ou equilibre entre Força e Destreza para obter
mais chances de Gank. Vitalidade a níveis baixos para não prejudicar sua
build, uma vez que é focada para o PvM, e
inteligência somente se houver a necessidade (dependendo da habilidade
que você plagiar ou se for utilizar Ataque Surpresa
para mobar).
O importante é sempre manter os bônus de Força e Destreza, de 10 em 10.

For: 80~110 / Agi: 80~100 / Vit: 1~40 / Int: 1~30 / Dex: 50~80 /Luk: 1


Habilidades
Apesar de transclasse ter 70 pontos de job, defina sempre as
prioridades. Agora são 3x mais lento de upar. Normalmente você
poderá optar por obter Preserve primeiro, depois maximizar Apunhalar ou
Perícia com Espada e Counter Instinct. Caso sobre
pontos na build, pode completar com Olhos de Águia. Pode parecer
besteira, mas ela aumentará sua precisão, mesmo utilizando
Adagas.

Stalker Gank/Backstabber Preserve: Túnel de Fuga 3, Ataque Surpresa 5,
Gank 10, Afanar 4,
Apunhalar 10, Rapto 5, Plágio 10, Preserve 1, Perícia em Espada 10,
Chase Walk 5, restando 5 pontos de skills.
Stalker PvM/Counter Instinct Preserve: Túnel de Fuga 3, Ataque Surpresa
5, Gank 4, Afanar 4, Apunhalar 4, Rapto 5,
Plágio 10, Preserve 1, Perícia em Espada 10, Chase Walk 5, Remover
Capacete/Escudo/Armadura 5, Remover Arma 1, Counter
Instinct 5, restando 6 pontos de skills.


Estratégias
Não há muitas estratégias relacionadas ao Stalker voltado para PvM.
Basta sempre estar ligado nas habilidades que você
copiou, e se realmente será necessário usar Preserve (caso os monstros
não usem habilidades plagiáveis). Utilize sempre
poções que aumentem a velocidade de ataque. Estude sempre o local que
você pretende upar e defina se será necessário o uso de
Apunhalar, Ataque Surpresa e Rapto (se houver muitos mobs). A melhor
estratégia é o estudo, saber o que pode acontecer no
local e o que você pode utilizar.

3.1.2. PvM - Bow Stalkers

Muitos se questionam, para que fazer um Bow Stalker? Não é mais fácil
fazer um Hunter/Sniper?
Em termos sim, porém Stalkers tem suas vantagens também. Utilizando a
Carta Sidewinder (Sorrateiro) no arco, teremos Ataque
Duplo Lvl.10 (contanto que você tenha essa skill maximizada)! A grande
vantagem de poder causar danos elementais e raciais ao
mesmo tempo, junto de duplo ataque + Rajada de Flechas E alguma skill
plagiada (combo triplo) com Preserve, torna o Stalker
tão bom quanto o hunter no PvM. Considerando que trataremos de Stalkers
híbridos mais tarde, vamos considerar que esse
Stalker tenha Preserve e Rajada de Flechas ao mesmo tempo.
Outras vantagens são os equipamentos de defesa, e também a possibilidade
de usar Impacto de tyr para upar.

Equipamentos
O foque agora é Dex e Agilidade. Luvas sempre são bem vindas. O
principal é saber que arco usar. É importante utilizar um
Arbaleste, caso este feche o bônus de Dex. A diferença será notável.
Caso contrário, use Gakkungs[2] ou Bestas[3], sempre com
o melhor over possível e cards raciais, que aumentem o dano em
determinados tipos. Vale ressaltar que é recomendável guardar
sempre 1 slot para combinar com Carta Sorrateiro (Sidewinder) e
habilitar então o ataque duplo no arco.


Cabeça
AoA, Faixa de Fantasma

Armas
Besta[3]/Arbaleste[2]/Gakkung[2] - Sorrateiro, Anaconda, Caramelo, Lobo
do Deserto, Deviace, Drainliar, Goblin, Kaho,
Mandrágora, Ovo de PecoPeco, Vadon, Minorous, Poring Noel, Rei
Escorpião, Strouf, etc.

Equipamentos
Cota de Malha[1] - PecoPeco, Pupa, Picky, Sapo de Rodda, Besouro Ladrão,
etc.
Manteau[1]/Sobrepeliz[1] - Raydric, Sussurro...
Botas[1]/Sapatos[1] - Matyr, ChonChon, Verit, Besouro-Ladrão Macho, etc.

Acessórios
Broche[1]/Luva[1] - Zerom, Yoyo, Kukre.


Atributos
Tirando a Força do nosso foque, fica mais fácil distribuir os pontos
entre Agi e Dex. Essa é uma das vantagens que levam
muitos a escolher o caminho do arco. Baseie sua build sempre nos bônus
de Dex para obter o maior dano possível. Alguns pontos
em Força são bem vindos, considerando que sua capacidade de peso é baixa
e terá que carregar muitas flechas. O restante pode
ser distribuído entre Vit e Int, de forma a ter mais HP ou mais SP para
usar por exemplo Rajada de Flechas ou Impacto de
Tyr.

For: 1~20 (sem contar bônus) / Agi: 70~110 / Vit: 1~40 / Int: 12~42 /
Dex: 100~130 / Luk: 1




Habilidades
Aqui você mesmo definirá suas prioridades. Se você acha que upa mais
rápido com Rajada de Flechas e um alcance maior, eleve a
árvore de habilidades para arco primeiro. Ou então, Preserve primeiro
para upar na base de Triple Blow (Combo Triplo).
Lembre-se de que é importante definir essas prioridades com consciência,
já que depois do job 50 é bem mais difícil
upar.

Bow Stalker Preserve/DS: Túnel de Fuga 3, Ataque Surpresa 5, Gank 4,
Afanar 4, Apunhalar 4,
Rapto 5, Plágio 10, Preserve 1, Olhos de Águia 10, Rajada de Flechas 10,
Chase Walk 1, restando 12 pontos de
skills.




Estratégias
Jogando com arco, é necessário tomar alguns cuidados e atenção. Uma das
dificuldades de Bow Stalkers, assim como Rogues, é
conseguir suas flechas. Sabemos que é possível conseguir flecha do
elemento sagrado e fogo de maneira fácil, mas e quanto as
de água e vento? Realmente é massante ficar sempre pedindo ajuda a
Hunters para criarem suas flechas (a menos que vc tenha
alguns amigos Hunters). Fica a seu critério criar um arqueiro job 35 ou
ir atrás dessas flechas. De resto não tem muito
segredo, basta sempre estar atento no Preserve para não perder a skill e
ter um controle do peso, que é outra dificuldade.
Carregar pots + equipamentos pesados + flechas, vai acarretar em você
estar sempre com 50% do peso, e sua regeneração de
HP/SP vai pro saco. Então estude bem quantas flechas você irá gastar por
exp, se você vai precisar usar pots etc. Por isso
alguns pontos em Força sempre serão bem vindos (pois é, temos menos
capacidade de peso comparado a Hunters =.='').

Notas Finais Sobre PvM
Infelizmente é difícil ser MvP com Stalker (há uma exceção que veremos
mais adiante). Apesar disso, é uma classe muito boa
para upar e conseguir itens. As combinações de formação de ataques são
muitas e são tipos voltados em Força/Agilidade
(Dagger) ou Destreza/Agilidade (Bow). Se utilizam de todas as
habilidades novas, porém não são recomendadas para PvP/WoE.
É meio que óbvio que o pensamento que gera sobre essas transclasses é de
fazê-las voltadas para PvP/WoE. Mas nem todos pensam
assim, então vamos expor todas as possibilidades, deixando a critério do
usuário o que fazer.
Uma alternativa a isso são as builds híbridas, boas tanto para PvM
quanto para WoE/PvP.

3.2. Stalker voltado para PvP/WoE

Ao entrarmos nesse assunto, estaremos sempre focando as três principais
características do Stalker: versatilidade, improviso
e fator surpresa.
Não é a toa que nos chamam de reis do PvP. Não porque matamos todos e
jamais morremos... nada disso. Mas sim porque ninguém
sabe o que estamos planejando, porque é arriscado mexer conosco, porque
você pode ser humilhado, porque bagunçamos tudo, etc.
Vendo os princípios básicos desse tipo de Stalker, você verá que as
possibilidades e combinações de builds começarão a
crescer. Quando você acha que já viu tudo, aparece mais outra
possibilidade de build, e surge então a curiosidade... Por
isso, é importantíssimo elaborar bem sua build antes de fazer seu
transclasse, pesquisar a fundo muitos guias e se possível
testá-lo. Apesar de serem muitas possibilidades, se escolher a build
errada, você poderá se frustrar facilmente.
Nota: as builds aqui comentadas são extremamente voltadas para PvP/WoE.
Depois comentaremos sobre as híbridas.

3.2.1. PvP/WoE - Dagger Stalkers

Ao elaborarmos uma build, sempre temos que pensar: Qual o objetivo
geral? Qual a sua função? Quais habilidades para auxiliar
no cumprimento dessa função? Quais equipamentos e atributos para essa
função? E somente por último, pensar se pode-se
aproveitar essa build para outra função.
Daggers devem ser muito bem calculados pois estamos lidando com 5
atributos que devem ser muito bem distribuídos.
Daggers são muito versáteis podendo Stripar, Envenenar, Apunhalar,
Tontear, além de poder utilizar qualquer habilidade
plagiável.

Equipamentos
Bom, os equipamentos em gerais todo mundo já sabe, tais como Thara,
Raydric (no PvP você até pode optar por Sussuro, mas na
WoE jamais), Chapéu Fedorento etc.
O foco aqui são as armas. Apesar das grandes combinações com cards que
você pode ter, é importante sempre ter uma arma
elemental em mãos. Se você for utilizar muitas habilidades, e evitar o
ataque mano-a-mano, dê preferência à espadas como
Sabre [3]. Apesar de sofrer um pouco na velocidade, você ganhará em dano
e eficiência. Se escolher como alvo a emperium, dê
preferência a adagas (gladius) com cards raciais, e elementais contra
GRs e até mesmo Raydrics.


Cabeça
Chapéu Fedorento, Disfarce, Máscara da Ópera

Armas
Main Gauche[4] - Bebe Selvagem, Esqueleto.
Gladius[3]/Sabre[3] - 2 Hidras + 1 SW, Orc Esqueleto
Damascus Elementais

Equipamentos
Broquel[1] - Sapo de Thara
Cota de Malha[1] - PecoPeco, Pupa, GR, Angeling, Argiope, Cavalo
Marinho.
Manteau[1]/Sobrepeliz[1] - Raydric
Botas[1]/Sapatos[1] - Matyr, Verit, Besouro-Ladrão Macho

Acessórios
Anel[1]/Broche[1]/Rosário[1]/Colar[1]/Luva[1] - Zerom, Yoyo, Kukre,
Louva-a-Deus.
Andel de Defesa


Atributos
Apesar de serem builds extremamente voltadas para pvp/woe, agi mediana
não seria considerada hibridismo para um Dagger. Agi é
fundamental em muitas coisas para um Dagger, tal como para usar certas
habilidades em um intervalo de tempo menor, quebrar
emps etc. Porém o foque principal ficará a seu critério. Se quer um
Stalker que faça uso das suas habilidades para derrubar
os adversários e matar, matar e matar, foque em For e Dex. Elevando a
Dex fará com que sua aspd aumente um pouco também.
Vitalidade fechando bônus em 60 já aumentará bastante sua resistência.
Além do que, é o número ideal, considerando que
Stalkers não têm bônus de classes voltados para Vit, e que você terá
ainda que distribuir entre Força e Destreza. Focando já
num dagger mais voltado para skills como Full Strip e Preserve, foque
mais em Dex e Vit/Int, deixando agi de lado.

For: 90~120 / Agi: 1~70 / Vit: 60~80 / Int: 12~36 / Dex: 60~80 /Luk: 1

Habilidades
Com certeza a prioridade é a árvore de habilidades do Preserve. Nisso
você já terá BackStab e todas as oturas habilidades
suficientes para upar e se virar na WoE. A menos que você seja fanático
por Full Strip, poderá colocá-lo em primeiro lugar,
porém será árduo para upar. Daggers ainda podem escolher Counter
Instinct.

Stalker Preserve/Backstabber/Full Strip: Túnel de Fuga 3, Ataque
Surpresa 5, Gank 4, Afanar 4,
Apunhalar 10, Rapto 5, Plágio 10, Preserve 1, Remover
Arma/Armadura/Escudo/Capacete 5, Full Strip 5, Chase Walk 1, Counter
Instinct 1.
Stalker com prioridade em Chase Walk/CI/Perícia Espada: Túnel de Fuga 3,
Ataque Surpresa 5, Gank 4, Afanar 4,
Apunhalar 4, Rapto 5, Plágio 10, Preserve 1, Remover
Arma/Armadura/Escudo/Capacete 5, Full Strip 5, Chase Walk 5, Counter
Instinct 3.

Estratégias
Servindo de exemplo para todas as outras builds pvp/woe, acostume-se a
utilizar o Battle Mode (/bm), pois você terá que
trocar de arma várias vezes, além das habilidades e pots não caberem
somente numa barra de atalhos. Faça uso de tudo: Chutar
areia, arremessar pedra, Envenenar, esconder, Ataque Surpresa,
Apunhalar, Counter Instinct, Full Strip, Mamonita (por
exemplo), etc. Stalkers possuem 3 habilidades que o tornam um verdadeiro
espião, e não é por acaso, portanto, faça uso disso.
Sempre mantenha-se atento aos movimentos do inimigo. Apesar da sua
versatilidade, você tem que saber quais skills usar,
quando usar e como usar. No PvP vc ainda tem a vantagem do uso de
Recuar. Quanto às habilidades plagiadas, não nos restam
muitas opções senão usar Mamonita ou Impacto de Tyr. O conselho é usar
Mamonita quando estiver enfrentando somente 1 inimigo
(geralmente pvp ou na defesa de um castelo) e Impacto de Tyr em
situações com vários inimigos (mob humano xD), numa situação
de ataque na woe por exemplo. Uma vez que na WoE os chars não sofrem o
efeito de recuo de células quando sofrem ataques, o
spam de Impacto de Tyr é fatal para aquelas filas de bruxos nos
castelos.
Apesar de tudo isso, é difícil definir estratégias desse tipo de Stalker
em um só ponto. A cada situação que aparece, a
função do Stalker muda de acordo com a necessidade, e até mesmo com o
clan que ele está lotado. Mas no PvP, o importante é se
manter atento. Não há a necessidade de ficar escondido todo o tempo,
isso o fará um covarde de batalha que só foge. Bata de
frente com os inimigos e esconda-se se, e somente se, houver
necessidade. Utilizando bem os Strips, dependendo dos chars
adversários, já se livrará da tarefa de se defender, voltando então seu
foque para o ataque. A variedade de estratégias é
muito grande, então paro por aqui para não prolongar-me mais.


3.2.2. PvP/WoE - Bow Stalkers - Rajada de Flechas

Vou dividir esse tópico para não bagunçar as coisas. Bow Stalkers podem
escolher a árvore de habilidades da Rajada de
Flechas, ou a árvore do Preserve, considerando sempre ter a habilidade
Full Strip, que é fundamental no PvP. Escolhendo essa
árvore do tópico, você terá alcance e precisão maiores, além de se
tornar totalmente independente em relação ao uso de skills
(já que ainda há a dependência do uso de flechas). Algumas desvantagens
dessa árvore é que todos os seus ataques serão do
tipo "ranged", o que em algumas ocasiões não terão efeito algum em
certos chars. Por outro lado, você se tornará
independente, não necessitando copiar skills toda hora.

Equipamentos
Vale ressaltar que, apesar de ser uma build voltada pro arco, é
importante sempre usar Escudo com Thara, e usar o arco
somente quando for atacar. Daí a importância do uso do Battle Mode. Em
posse do arco, sua defesa estará praticamente aberta,
uma vez que você tomará 30% de dano a mais, fora os pontos de defesa
provindos do escudo que você não terá. Muito cuidado
nisso. Quanto aos arcos, novamente a mesma coisa, use Arbaleste caso
consiga fechar sua Dex com ela, caso contrário, vá de
Gakkung[2]. A Besta[3] é uma boa opção, caso for +8 ou mais (geralmente
+10 é o mais eficaz). Mas a gakkung[2] +8 ou mais é a
preferência. Utilize sempre flechas elementais e, se dano é o mais
importante para você, use AoA para aumentar a Dex, mas não
é aconselhável. Nos acessórios, vai depender do seu estilo. Chars mais
voltados para defesa, utilizem Safety Rings ou
Rosário. Chars voltados para o ataque, use Luvas com cartas Zerom.

Cabeça
Chapéu Fedorento, Disfarce, Máscara da Ópera

Armas
Arco Composto[4] - Bebe Selvagem, Esqueleto
Besta[3]/Arbaleste[2]/Gakkung[2] - 2 Hidras + 1 SW, 2 Hidras
Flechas Elementais/Status na WoE/PvP.

Equipamentos
Cota de Malha[1] - PecoPeco, Pupa, GR, Angeling, Argiope, Cavalo
Marinho.
Manteau[1]/Sobrepeliz[1] - Raydric
Botas[1]/Sapatos[1] - Matyr, Verit, Besouro-Ladrão Macho

Acessórios
Rosário[1]/Colar[1]/Luva[1] - Zerom, Kukre.
Andel de Defesa

Atributos
Dex acima de tudo para causar mais dano. Em segundo plano, Vitalidade.
Tente fechar bônus 80. Caso vá de agi 1, pode até
fechar bônus de Vit em 100, colocando o restante em Int. Em qualquer
build, sempre é bom ter um mínimo de Força e
Inteligência, lembre-se disso.
Caso pense em ser agi para spammar DS, volte sua build para híbrida, mas
lembrando que não é o aconselhável, já que você não
irá durar muito no campo de batalha.

For: 1~20 (sem contar bônus) / Agi: 1~70 / Vit: 60~80 / Int: 18~48 /
Dex: 100~130 / Luk: 1

Habilidades
Não há muito o que variar. Pegue a árvore de habilidades do DS (Rajada
de Flechas) primeiramente a fim de upar rapidamente e
depois Full Strip.

Bow Stalker Full Strip/DS: Túnel de Fuga 3, Gank 4, Afanar 2, Remover
Arma/Armadura/Escudo/Capacete 5, Full Strip 5, Olhos de Águia 10, Rajada
de Flechas 10, Remover Armadilha 1, Chase Walk 1,
restando 13 pontos de skills.

Estratégias
A principal estratégia aqui é estar sempre com escudos. No PvP é
basicamente Stripar>Recuar>DS. No que diz respeito ao
Stripar, sempre, SEMPRE com escudos. Para stripar você precisa estar do
lado do oponente, e se estiver com a defesa aberta,
good game pra vc. O uso de Envenenar com Bow Stalkers tem um efeito
interessante, pois o dano é ligeiramente maior que o de
adaga. Na WoE, foque sempre chars menos difíceis de derrubar sem o
Strip, como Wizards e Sins. Não tente matar Templários ou
Sacers, que será inútil. E sempre carregue no mínimo dois tipos de
flechas, mas como principal a flecha do vento. Em chars
congelados, o dano será consideravelmente maior.


3.2.3. PvP/WoE - Bow Stalkers - Preserve

Esses stalkers de diferem em uma coisa, a árvore de habilidades. Apesar
de se tornarem mais dependentes dos outros para obter
suas habilidades plagiadas, o Preserver pode se mostrar mais versátil, e
na maiora das vezes mais destruidor. O fato de poder
combinar danos altíssimos com uma super resistência e poder de atazanar,
torna o Stalker uma figura poderosa e temida.

Equipamentos
A definição de Bow Stalkers deve-se ao fato de utilizar o arco para upar
e como meio de usar suas habilidades plagiadas.
Sobre os arcos, segue as mesmas dicas anteriores. Agora, a questão surge
no que utilizar como arma. Considerando que na hora
do Strip você não atacará, o objetivo é a defesa. Cartas drops podem dar
até +4 de Dex, porém esses pontos não fazem
diferença na hora do Strip. O que aconselho é utilizar cartas como
Fabre, que aumentam a Vit (podendo até fechar bônus) e
+400 de HP. Faca, Main Gauche, Lâmina... tanto faz, uma vez que o
objetivo é o efeito da carta e não o poder de ataque da
arma. Utilize sempre arnas de 4 slots.

Cabeça
Chapéu Fedorento, Disfarce, Máscara da Ópera

Armas
Arco Composto[4] - Bebe Selvagem, Esqueleto
Besta[3]/Arbaleste[2]/Gakkung[2] - 2 Hidras + 1 SW, 2 Hidras
Faca[4] - 4 Fabres, 4 Drops.
Flechas Elementais/Status na WoE/PvP.

Equipamentos
Broquel[1] - Sapo de Thara
Cota de Malha[1] - PecoPeco, Pupa, GR, Angeling, Argiope, Cavalo
Marinho.
Manteau[1]/Sobrepeliz[1] - Raydric
Botas[1]/Sapatos[1] - Matyr, Verit, Besouro-Ladrão Macho

Acessórios
Rosário[1]/Colar[1]/Luva[1] - Zerom, Kukre, Esporo.
Andel de Defesa

Atributos
Quanto maior a dex, maior o dano do arco e maior as chances de strip.
Mas somente alcance limites máximos como 98 ou 99 caso
for fechar bônus. Esses pontos podem ser úteis em otros atributos.
Vitalidade sempre alta, podendo-se calcular seu bônus 80
incluindo as Fabres da arma na hora do strip. O restante sempre variando
entre Força e Int. 100~110 de dex é o sufuciente
para realizar Strip com sucesso em poucas tentativas. Não gaste seus
pontos a toa, distribua melhor em Vit/Int para obter
maior eficiência.

For: 1~20 (sem contar bônus) / Agi: 1 / Vit: 80~100 / Int: 30~66 / Dex:
100~130 / Luk: 1

Habilidades
Ao invés de Rajadas de Flechas, agora a árvore é a de Preserve. A menos
que você saiba upar bem sem habilidades de plágio
(leech ou na raça mesmo), o ideal é pegar Preserve primeiro, para poder
ter Combo Triplo para upar.

Bow Stalker Full Strip/Preserve: Túnel de Fuga 3, Ataque Surpresa 5,
Gank 4, Afanar 4,
Apunhalar 4, Rapto 5, Plágio 10, Preserve 1, Remover
Arma/Armadura/Escudo/Capacete 5, Full Strip 5, Chase Walk 1, Counter
Instinct 1 restando 6 pontos de skill.

Estratégias
Jogar como Preserver requer mais atenção por conta das habilidades
plagiadas. Porém, uma das maiores vantagens de se jogar
como Bow Preserve é poder realizar Impacto de Tyr ou Mamonita com
perfeição, de forma que nem mesmo Cavaleiros e Ferreiros
podem realizar. Como assim? Com Bow Stalker, será possível realizar uma
Mamonita/Impacto de Tyr elemental e cardeada ao mesmo
tempo, justamente por ser feita através de um arco. O índice de
eficiência e aproveitamento deste tipo de Stalker é
claramente visto nesse ponto, onde conseguimos concentrar tudo somente
nos atributos de Dex e Vit, maximizando o poder ao
máximo. Apesar de ser utilizada no arco, essas duas habilidades são
ainda assim consideradas do tipo 'melee' (pode haver
alterações futuras quanto a isso), ou seja, será possível derrubar agora
sacers e templários e se livrar das penalidades da
woe do tipo ranged. Com um minimo de int, também será possível lançar
Nevasca Lv.1 rapidamente ou Frost Diver a fim de apenas
atrapalhar os oponentes. No mais, seguem as outras estratégias
comentadas.

Notas finais sobre PvP/WoE
Stalkers sim podem ser uma grande dor de cabeça para os adversários, mas
tem que saber jogar com ele. Não é a toa que o
número de Stalkers nos servers internacionais, comparado às outras
classes é bem menor. Ele é um verdadeiro canivete humano e
sabe fazer a diferença na hora, mas de nada adianta se não conhecer a
fundo as estratégias que podem ser utilizadas. As
abordadas aqui foram apenas alguns pontos principais. Ainda há muitas
estratégias envolvendo essa classe, e é o que mais me
fascina. Quem gosta de rotina, este com certeza não é seu lugar. Sabendo
explorar ao máximo a característica de cada tipo de
Stalker, é possível sim ser o rei do PvP e fazer a diferença crucial na
WoE. Não existem builds melhores que as outras quando
falamos de Stalkers. É tudo baseade em vantagens e desvantagens.
Portanto, muita pesquisa e muito estudo antes de dar o
start.

3.3. Stalkers Híbridos

A linha de racioncínio é a mesma já vista anteriormente. Basicamente, a
diferença principal é a Agilidade, na qual você pode
modulá-la entre média e média-alta, combinando esquiva+resistência, além
de poder upar mais facilmente. Em compensação,
elevando a agilidade, teremos que reduzir outro atributo. É uma build
difícil de fazer, mas quando correta, se torna tão boa
quanto uma build extremista. O hibridismo não é apenas voltado para
facilitar o upping, mas também para elevar sua esquiva
(esquivar de alguns chars que podem vir a te incomodar) e aspd (a fim de
spammar Mamonita, Impacto de Tyr ou Rajada de
Flechas). Além do que, quase todas skills de Stalker envolvem agilidade,
não podemos esquecer que Stalker não deixa de ser
agi class.
Nota: o Stalker híbrido é melhor planejado sendo bow, isso por que é
mais fácil de manusear os atributos sem sofrer muitas
perdas, uma vez que sua força é baixa.

Atributos
Bow - For: 1~20 (sem contar bônus) / Agi: 50~80 / Vit: 60~80 / Int:
18~48 / Dex: 90~110 / Luk: 1
Dagger - For: 70~100 / Agi: 70~80 / Vit: 60~80 / Int: 6~30 / Dex: 70~90 /
Luk: 1


3.4. Int Stalkers

São Stalkers que apareceram recentemente, elevando ao máximo o uso da
habilidade Preserve. Dessa vez, as habilidades copiadas
são magias, e é aproveitado os altos índices de dex do Stalker para
combinar velocidade de cast com poder de ataque. Int
Stalkers não surgiram para serem 'Wizards pirateados', mas sim para
aprimorar certas habilidades que funcionam melhor com
eles e o alto potencial de poder upar a uma velocidade incrível. Ainda
há muita discussão sobre estratégias e possibilidades.
Vou comentar o uso massivo de duas habilidades, que basicamente
caracterizam o Int Stalker:

Water Ball (Esferas D'Água)
Stalkers podem copiar habilidades certo? Drake lança Water Ball Lv.10
certo? então....?
Isso mesmo, Stalkers podem ter Water Ball Lv.10

Muitos testes ainda estão sendo feitos para saber quais os efeitos do
Lv.10, tais como número de hits, dano e quantidade de
água consumida, mas posso garantir uma coisa, já testei e SIM, é
fantástico xD
Obviamente que esse tipo de Stalker será o mais dependente de todos, uma
vez que sempre precisará de um tank. Esse também é o
tipo do qual eu havia mencionado como exceção de ser MvP. Com WaterBall
Lv.10, é possível derrotar quase todos os MvPs,
situando-se em mapas com água.
Obviamente, a grande desvantagem é a falta de equipamentos que forneçam
Matk. Não sei se já existe aqui no bRO, mas a
Bezerald será uma das poucas alternativas, sendo a única (talvez?) adaga
a fornecer Matk.

Claymore Trap (Armadilha Explosiva)
A Claymore Trap funciona de modo que, quanto maior o mob, maior o dano e
o número de hits. É baseada na Int e Dex do char
(características do Int Stalker). Você pode não estar entendendo qual o
motivo de destacar essa habilidade.

(Ex.: Stalker usou CT num mob nem um pouco grande =.='', o mapa é uma
das cavernas de Juperos, com monstros que dão
4000 de exp)
heh Com ctz é de se parar por um instante e se auto questionar se é
verídico e como que pode ser isso. Por hora não vou
comentar muito sobre isso, mesmo porque ainda há muitas contradições e
informações quebradas. Mas é com certeza outra forma
de aniquilar com eficiência os mobs.

Int Stalkers podem agir na WoE/PvP como bruxos, utilizando magias de
área, além de poder utilizar equipamentos mais
resistentes e stripar os adversários. Quem souber utilizar com perfeição
essas duas habilidades plagiadas, com certeza terá
um dos chars mais rápidos de upar do jogo.

Atributos
For: 1~20 (sem contar bônus) / Agi: 1 / Vit: 60~80 / Int: 90~110 /Dex:
90~110 / Luk: 1


4. F.A.Q.

1. O que é Stalker/Desordeiro?
R: É a transclasse de Rogue/Arruaceiro.

2: Como me tornar um?
R: Chegue até Lv.99 como Rogue, após isso, renasça, upe novamente como
aprendiz e gatuno, e só então poderá virar Stalker.

3: Se eu usar Preserve em uma habilidade plagiada, quando eu relogar,
continuarei com ela? E se não estiver com Preserve?
R: Ela permanecerá com ou sem Preserve, lembrando que Preserve dura 10
minutos de jogo.

4: Como saberei se o Full Strip funcionou?
R: Uma animação aparece na tela de equipamentos sendo jogados para fora.
Além disso, quando você erra o Strip, aparece uma
mensagem de erro no chat. Tirando os efeitos, só dará para ter uma idéia
do strip pelo som ou pelas mensagens de erro no
chat.

5: Full Strip é melhorado com bônus de DEX?
R: Não.

6: Preserve pode ser usado mais de uma vez?
R: Sim, funciona como uma chave, da até para spammar =P

7: Com Chase Walk sou completamente invisivél? Posso usar skills
escondido? E itens?
R: Não, com Chase Walk, você deixará pegadas no chão e poderá ser
revelado se for atingido por algum dano de área. Não pode
usar habilidades porém pode usar/pegar itens.

8: Qual a diferença entre Tunnel Dive (Tunel de Fuga) e Chase Walk?
R: Com Tunnel Dive você pode ser revelado por magias, mas não por dano
em área. Com Chase Walk é o contrário, você não pode
ser revelado por magias, porém é revelado por dano em área.

9: Como sei quando o Preserve acabou?
R: Ao utilizar Preserve, aparece um ícone na direita da tela indicando
que Preserve está ativo.

10: Com Preserve, posso copiar habilidades de transclasses?
R: Tudo vai depender do pessoal da implantação das classes. Por hora, no
iRO/pRO é impossível, enquanto que nos servers
eAthena, é possível. Basta aguardar.

11: Sobre as habilidades plagiadas, como...?
R: Há um outro tópico somente sobre o Plágio, da uma pesquisada
primeiro.


5. Conclusão

Há ainda muita coisa pra falar de Stalkers. É uma classe muito complexa,
com muitas estratégias e segredos que ainda devem
ser debatidos. Este guia teve o objetivo de mostrar os principais pontos
de ser um Stalker, voltado para aqueles que querem
saber como funciona essa transclasse e para quem nunca ouviu sobre.
Obviamente quem já teve o prazer de jogar com um Stalker
sabe que tem muito mais coisa para ser falada. Com certeza me equivoquei
em alguns pontos ou esqueci de alguns detalhes, mas
estou disposto a atualizar conforme forem aparecendo críticas e
sugestões. Sempre joguei de Rogues e Stalkers e garanto que
fiz este guia baseado em pesquisas, estudos, discussões e minha própria experiência.
O meu maior conselho é que planejem com muito cuidado o Stalker, testem
sua build antes, pois o risco de frustração pode ser
grande. Evitei postar builds prontas e listar aqueles mesmos
equipamentos já conhecidos em todos os guias do fórum. Quis
passar apenas a idéia e a linha de raciocínio. Uma vez que você entender
isso, pode entender mais a fundo de como funciona um
Stalker.







Creditos: Nasgar & Levlupgames

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